Natação para Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo

Natação para Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo

Na Clínica Somar Recife | Autismo, as aulas de natação objetivam de forma geral propiciar condições de sobrevivência em meio líquido para as crianças praticantes. Diante disso, fazemos uma adaptação gradual com a finalidade de evitar o conhecido “trauma de água”. Nessa fase, devemos fazer com que o aluno desenvolva confiança no ambiente e no professor, afim de que ele aprenda a dominar este meio da melhor forma possível. Uma adaptação acelerada ou que pule etapas importantes nessa relação aluno e água poderiam impactar negativamente no processo de aprendizagem.

Estimulamos exercícios que auxiliam o desenvolvimento de uma consciência corporal dos fundamentos importantes a realização do nado, como pernada, braçada e mergulho. E quando falamos em consciência corporal, nos referimos a criança saber com a ajuda do profissional o que é na prática realizar esses fundamentos, para a partir disso, criar seus próprios mecanismos de deslocamentos. Ao passo em que a criança começa a se deslocar com autonomia pela piscina, outros objetivos passam a ser visados, como o aperfeiçoamento do nado crawl, que é o principal nado trabalhado, e a estimulação dos demais nado (peito, costas, borboleta).

É importante ressaltar que ao citarmos estilos de nado, não estamos valorizando o domínio deles, mas sim a exploração corporal exigida pelos movimentos específicos de cada nado. É comum quando se fala sobre aulas de natação, vir a cabeça de quem escuta uma visão de aulas que seguem padrões de rendimento e que buscam sempre desenvolver a melhor técnica de nado para seus alunos, porém quando falamos de crianças, devemos superar esse estigma e focar no lúdico, na brincadeira, e fazer de tudo para que a partir disso o ambiente aquático seja o mais propício possível para o desenvolvimento de habilidades essenciais à individualidade e fase motora de cada criança.

Quando o trabalho é direcionado para autistas, tornar o ambiente da piscina favorável não apenas para o domínio do meio aquático, mas também para outros aspectos é imprescindível. Devemos enxergar a piscina para eles como uma ferramenta muito útil de desenvolvimento motor, cognitivo e social, onde os mesmos terão condições de minimizar ou até mesmo superar dificuldades que vão além da aquisição de um estilo de nado, mas atingem também áreas comportamentais, sensoriais e de interação.

Sendo assim, seguimos uma metodologia de aulas baseada na ludicidade, com músicas cantadas para todos os fundamentos e muitas brincadeiras. Dessa forma as aulas ficam mais prazerosas para as crianças e as respostas dos mesmos diante dos exercícios são mais positivas.
Abaixo estão listados os benefícios que a natação oferece aos seus praticantes:

  • – Desenvolvimento Físico por completo;
  • – Percepção espacial, tátil, visual, auditiva e propriocepção;
  • – Desenvolvimento cognitivo;
  • – Independência de deslocamento em meio líquido;
  • – Noções de fundo e raso;
  • – Prevenção da obesidade para crianças dentro do peso normal e controle ou diminuição da obesidade para crianças nessa classificação;
  • – Propiciar condições de sobrevivência em meio líquido;
  • – Interação com outras crianças;
  • – Regulação ou diminuição de estereotipias e problemas de comportamento e;
  • – Aumento da qualidade de vida.

Autores:
Lourival Pedro Silva Júnior
Profissional da Educação Física – CREF 006224-G/PE
Hitamiris Cândido SilvaProfissional da Educação Física – CREF 008752-G/PE

Autor

Equipe Somar

4 comentário(s). Adicione os seus

  1. 13th maio 2018 | Maria disse:
    Quero muito um tratamento para minha filha
  2. 14th maio 2018 | Equipe Somar disse:
    Olá Maria, obrigado pelo contato. No seu caso, pedimos que entre em contato direto com a gente ligando para os telefones: (81) 3441-5656 ou (81) 3039-5656 ou ainda enviando um e-mail para: somarecife@hotmail.com, assim podemos conversar melhor, e entender a melhor forma de ajudar sua filha. Abraços, Equipe Somar.
  3. 21st julho 2018 | Maria disse:
    Boa noite gostaria de matrícular meu filho.victor Alexandre ele é autista.moro em Muribeca rua em Jaboatão dos Guararapes
  4. 23rd julho 2018 | Equipe Somar disse:
    Olá Maria, obrigado pelo contato. Pedimos que entre em contato direto com a gente ligando para os telefones: (81) 3441-5656 ou (81) 3039-5656 ou ainda enviando um e-mail para: somarecife@hotmail.com, assim podemos conversar melhor, e orientá-la da forma de matricular seu filho aqui na Somar. Esperamos seu contato. Abraços, Equipe Somar.

Junte-se à conversa

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.