Noções de Perigo em casa e o Transtorno do Espectro do Autismo

Noções de Perigo em casa e o Transtorno do Espectro do Autismo

No mês das férias escolares as crianças ficam mais tempo do que o de costume em suas casas, por este motivo estamos escrevendo esse texto para você pai ter ainda mais cuidado e organizar a sua casa da forma mais segura possível, para que seu filho possa curtir esses dias sem nenhuma intercorrência!

Geralmente não imaginamos, mas a nossa própria casa pode oferecer perigos para as nossas crianças, móveis altos, cantos de mesa, janelas, escadas, remédios, produtos de limpeza, acessórios de cozinha, pisos escorregadios, entre outros, podem oferecer riscos.

Para algumas crianças explicar que tais comportamentos (como pegar em remédios e subir em móveis) não devem ser feitos, podem ser esclarecedores, mas para as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, que apresentam dificuldade na linguagem receptiva e na compreensão de contextos, essas explicações podem não funcionar.

Por este motivo é de extrema importância que se criem barreiras para dificultar esses acessos, seguem algumas dicas:

  •  Todas as janelas e escadas devem ter redes de proteção ou grades e as vistorias devem ser feitas periodicamente, consulte o profissional/empresa responsável.
  • Não se deve ter móveis perto das janelas para não facilitar que as crianças subam nas mesmas.
  • Substâncias perigosas, como remédios, cosméticos e produtos de limpeza devem ser guardados em lugares altos e de preferência trancados.
  • Todas as tomadas devem estar com seus protetores.
  • Carregadores eletrônicos não devem ficar nas tomadas sem estarem sendo usados.
  • Crianças não devem ficar sozinhas brincando em banheiras, baldes cheios de água e piscina, nestes momentos elas devem ser monitoradas por um adulto.
  • A cozinha deve ser bloqueada por portões e a criança não deverá ter acesso a ela sem ser monitorado por um adulto.
  • No fogão, os suportes das panelas deverão ser posicionados para dentro.

Cartilha de prevenção de acidentes domésticos (www.bombeiros.go.gov.br)
Além de todos os cuidados devemos ensinar as crianças sobre esses perigos de uma forma lúdica e interessante, sem causar pânico.

A SOMAR com essa preocupação, fez uma parceria com A TURMA LÁ DA RUA, e montou o livro de atividade “Perigos na Casa”, esse aborda o tema com estratégias visuais que facilitam as crianças com TEA a entenderem esses perigos.

O livro é uma historinha de como uma criança deve se comportar em casa. A história mostra e reforça o que é legal e correto fazer em casa, e sinaliza com os “Xs” o que não deve ser feito. É indicado que a história seja lida para a criança todos os dias em casa, pelo menos uma vez ao dia e de preferência logo no período da manhã. O leitor deve dar ênfase aos comportamentos positivos, sempre elogiando a criança no que está fazendo bem feito e ler com naturalidade a parte dos perigos, sem dar uma conotação diferente.

A utilização do material deve ser orientada por um profissional da Equipe SOMAR e em anexo ao livro, vão alguns adesivos que representam os “Xs” para serem utilizados em casa de forma prática.

Obs: lembramos que esse livro é um acessório para ajudar a compreensão da criança sobre o assunto, mas não substitui as barreiras da casa e o monitoramento do adulto.

Para quem tiver interesse em receber o catalogo dos materiais pode solicitar pelo email: aturmaladarua@gmail.com

Equipe SOMAR

Autor

Equipe Somar

3 comentário(s). Adicione os seus

  1. 22nd julho 2017 | Danielle disse:
    Queria este manual ou livro perigos em casa
  2. 22nd julho 2017 | Equipe Somar disse:
    Olá Danielle, obrigado pelo contato. Você pode entrar em contato com o pessoal da "A TURMA LÁ DA RUA" pelo e-mail: aturmaladarua@gmail.com. Abraços, Equipe Somar.
  3. Pingback: O uso do PECS na estimulação da comunicação em crianças com TEA 29/11/2017

    […] Noções de Perigo em casa e o Transtorno do Espectro do Autismo […]

Junte-se à conversa