O uso de Painel de Rotina é essencial para as crianças com TEA

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Este recurso proporciona um sentimento de segurança, organização e previsibilidade!

O uso de painel de rotina é essencial para as crianças com TEACrianças com TEA apresentam uma rigidez de pensamento e uma dificuldade em compreender contextos, ao mesmo tempo estas crianças possuem uma memória visual preservada, assim recursos visuais as fazem se adaptar melhor aos diferentes ambientes que frequentam.

Entender a escola, as terapias e até mesmo sua própria casa pode ser bem confuso para a criança com TEA. Na escola, por exemplo, ela pode não entender que horário será o lanche, a aula de artes ou o horário da saída; na terapia pode não entender o momento que irá pegar o jogo que tanto gosta; e em sua casa pode não entender o horário que seu irmão chega da escola para ir para o computador com ele.
Assim sendo, como a criança com dificuldade visual precisa de óculos e com dificuldade de se locomover precisa de muletas, as crianças com TEA precisam de recursos visuais para entender e se adaptar ao ambiente que frequenta.

Quando a criança passa a saber o que vai acontecer com ela durante o turno, dia ou semana, a ansiedade é eliminada, o medo do inesperado diminui, e os comportamentos inadequados se reduzem. O que ela precisa fazer e por onde ela precisa passar passa a ser previsível, ela passa a compreender o que se espera dela, se adapta as situações do dia a dia e torna-se mais independente.
Um painel de rotina bem estabelecido favorece o aprendizado da criança no geral, o painel nada mais é do que um recurso visual que sinaliza as atividades que a criança deve desenvolver dentro de um período de tempo.

A apresentação do painel de rotina pode ser feita de diferentes formas, devemos entender e respeitar a individualidade de cada criança para montar o seu painel, se a criança ainda não faz representações de objetos deve-se usar em seu painel materiais concretos e se a criança já representa objetos pode utilizar fotos ou figuras destes objetos, por exemplo.

As pessoas e os ambientes devem estar preparados para a inclusão, criar recursos para acolher e adaptar a criança com TEA é incluir!
No entanto, não deixe de montar o painel de rotina do seu aluno ou filho!!!

Luana Passos
Psicóloga SOMAR

Autor

Luana Passos

8 comentário(s). Adicione os seus

  1. 13th março 2017 | Gabriela Ribeiro Leão disse:
    Excelente matéria!
  2. 24th março 2017 | Equipe Somar disse:
    Obrigado Gabriela, são comentários como os seus que nos impulsiona a fazer nosso trabalho cada vez melhor. Abraços, Equipe Somar.
  3. 10th junho 2017 | Kilma disse:
    Será que terá algum curso curto de extensão com práticas de intervenções para trabalhar com TEA?
  4. 26th junho 2017 | Equipe Somar disse:
    Olá Kilma, obrigado pelo contato. Acabamos de abrir mais um curso: “Compreender e Estimular Comportamento Verbal no Autismo”, ele será dia 12 de agosto, na unidade Torre aqui da Somar, mais detalhes e inscrições podem ser feitas no site: https://goo.gl/LhqCpv. Aguardamos a sua presença! Abraços, Equipe Somar
  5. 17th fevereiro 2018 | Gisele O. Rocha disse:
    Muito boa a matéria me ajudou muito para confecção do quadro da minha aluna que ainda não faz representações agora sei como proceder. Obrg.
  6. 20th fevereiro 2018 | Equipe Somar disse:
    Olá Gisele, que ótimo que tenha gostado dos nossos conteúdos e, muito mehor, que ele tenha sido útil e te ajudado no seu trabalho e, qualquer dúvida ou ajuda, é só entrar em contato conosco. Abraços, Equipe Somar.
  7. 16th março 2018 | jo disse:
    Muito bom!
  8. 19th março 2018 | Equipe Somar disse:
    Obrigado, Jo!

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