Pioneira no Nordeste, Clínica Somar cuida de crianças com espectro autista

http://www.somarrecife.com.br/site/wp-content/uploads/Somar-PE-qu-da-certo.pngPioneira no Nordeste, Clínica Somar cuida de crianças com espectro autista

Espaço existe desde 2007 e ajuda a conscientizar a sociedade sobre a natureza do transtorno
Yasmin Freitas – Diario de Pernambuco – Publicação: 05/07/2015

Se garantir o desenvolvimento pleno e saudável de uma criança é um grande desafio para pais e educadores na atualidade, imagine quando a infância é marcada pela presença do autismo, condição que pressupõe dificuldades no desenvolvimento das habilidades de comunicação e socialização de quem convive com o transtorno. Para ajudar nesta tarefa, as psicólogas Roberta Monteiro e Luana Passos e o psicopedagogo Victor Eustáquio fundaram, em 2007, no bairro da Torre, a Clínica Somar, especializada no transtorno presente em crianças.

“Percebemos que não havia no Nordeste um espaço que pudesse oferecer o atendimento completo necessário a uma criança com autismo, e os pais perdiam muito tempo levando seus filhos de uma consulta a outra em lugares diferentes, de forma que precisavam abrir mão da própria vida profissional e pessoal. Então a ideia da Somar foi a de reunir várias formas de assistência em um único local”, revela Eustáquio.

No espaço, as 90 crianças atendidas participam de atividades que incentivam o desenvolvimento motor, têm aulas de natação e educação física, aprendem a brincar e adquirem habilidades como concentração, autonomia, memória, comunicação, entre outras. Tudo isso amparadas por profissionais da área de psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação física. A carga horária depende da necessidade de cada criança, mas o mínimo de tempo que elas passam na clínica são quatro horas por semana.

“Todas elas estão obrigatoriamente matriculadas na escola e encontram na clínica uma complementação da educação que recebem dos pais e dos centros de ensino”, explica Luana Passos. “Também é importante salientar que fazemos esforços para as crianças acompanharem a grade escolar, pois geralmente elas enfrentam dificuldades e estão aquém do conteúdo trabalhado no local onde estudam”, diz Eustáquio.

O trabalho desenvolvido junto aos cuidadores também é um forte da empresa, que aposta em cursos de capacitação para informar sobre o espcctro. “Temos um espaço reservado aqui na clínica para ministrar os cursos. Eles fornecem segurança e autonomia aos cuidadores para enfrentar os desafios de cuidar da criança com autismo e lidar com comportamentos socialmente inadequados que elas possam apresentar”, diz Roberta Monteiro.

Em outra frente, a clínica também atua na profissionalização de trabalhadores e estudantes das áreas de saúde e educação, além de ofertar palestras sobre autismo em organizações ou empresas.

PE que dá certo - Diário de pernambuco

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2015/07/05/internas_economia,584736/pioneira-no-nordeste-clinica-somar-cuida-de-criancas-com-espectro-autista.shtml

Autor

Equipe Somar

4 comentário(s). Adicione os seus

  1. 14th novembro 2015 | Vanessa Ferreira disse:
    Amei o curso que fiz na SOMAR, vocês são muito competentes!!!!!
  2. 28th novembro 2015 | Equipe Somar disse:
    Olá Vanessa, ficamos felizes que nosso curso tenha atingido sua expectativa. Fique de olho aqui no site ou no nosso Facebook que em 2016, teremos muitos outros cursos e novidades. Abraços, Equipe Somar.
  3. 31st março 2017 | Oara disse:
    Precisamos de clínicas assim em Olinda ou paulista.
  4. 3rd abril 2017 | Equipe Somar disse:
    Olá Oara, obrigado pelo contato. A Clínica Somar completa esse ano, 10 anos de arduo e dedicado trabalho com crianças com TEA e está em um processo de expansão, acabamos de inaugurar nossa nova unidade em Boa Viagem (Rua Dona Benvinda de Farias, 465 – Boa Viagem, Tel.: 81 3465.391) e novas unidades estão nos planos futuros, por isso, pedimos que fique atenta aqui ao nosso site e na nossa página do Facebook (clique aqui e curta), que sempre estaremos divulgando primeiro nesses canais. Abraços, equipe Somar.

Junte-se à conversa